segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Mantiqueira pode virar Parque Nacional



O Instituto Chico Mendes, órgão ligado ao Governo Federal, apresentou ontem o projeto de criação do Parque Nacional do Altos da Mantiqueira a prefeitos da região. A proposta tem como meta preservar a área de Mata Atlântica na divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais e ainda oferecer uma opção de turismo ecológico à região.

O Parque Nacional teria 86 mil hectares de área de preservação integral. Atualmente, 40% da mata desse território já são declaradas, por meio de decreto, áreas de preservação ambiental. O projeto, que só deve ser concretizado em 2010, foi apresentado ontem aos prefeitos de Piquete e Campos do Jordão e representantes das cidades de Cruzeiro, Guaratinguetá, Lavrinhas, Pindamonhangaba, Queluz, Cachoeira Paulista e Santo Antônio do Pinhal.

Amanhã um novo encontro está agendado com lideranças das cidades mineiras, na sede da Floresta Nacional de Passa Quatro (MG). Uma das principais questões levantadas ontem pelas prefeituras do Vale refere-se às pequenas comunidades que estariam instaladas na área demarcada pelo Governo Federal para compor o Parque Nacional do Altos da Mantiqueira. As prefeituras deverão fazer o levantamento de possíveis ocupações.

Segundo o instituto caso seja constatada a presença de comunidade nas áreas demarcadas, um novo traçado deve ser feito visando não prejudicar a população. Já possíveis imóveis isolados instalados dentro da área poderão ser desapropriados. Outro aspecto debatido no encontro foi a liberação de áreas próximas ao local para fomento ao turismo, como restaurantes, hotéis e pousadas.